RD25NOTÍCIAS

Total de visualizações ao site

RIO DE JANEIRO Criminosos dão golpe no seguro-desemprego no Rio de Janeiro Vítimas devem registrar ocorrência na delegacia e abrir processo no Ministério do Trabalho.


Alguns cidadãos que tentam sacar o seguro-desemprego são vítimas de um golpe: ao chegar à boca do caixa para pegar o dinheiro, são comunicados de que outra pessoa já resgatou o benefício.

“Ele falou: ‘Você não tem direito porque já sacaram’”, afirmou o técnico em segurança do trabalho Luís Fernando Peçanha.

“Eu fui na boca do caixa, e o rapaz disse que a minha conta estava zerada”, explicou o autônomo Matheus Felipe Lourenço.

Ele e outros que passaram pelo mesmo susto foram orientados a registrar ocorrência na delegacia e abrir processo no Ministério do Trabalho. O banco não soube dizer como outra pessoa conseguiu retirar o benefício.

Os casos de Luís Fernando e de Matheus têm algo em comum: nenhum dos dois recebeu em casa o cartão-cidadão, que dá direito a sacar o benefício no caixa eletrônico. O dinheiro foi retirado por pessoas que estavam com os cartões nos nomes deles.

“Eu fiz o pedido do cartão duas vezes, uma para minha residência, eles deram prazo de 30, 60 dias e não chegou. Voltei à agência e fiz o pedido de novo cartão. Também não chegou”, destacou Matheus.

O Ministério do Trabalho informou que recebe diariamente várias denúncias referentes ao seguro-desemprego. E que em casos como esses, o trabalhador não é prejudicado. O órgão abre investigação e, depois de analisar o caso, libera a parcela do seguro-desemprego. Mas, na prática, nem Luiz Fernando nem Matheus têm ideia de quando vão ver a cor desse dinheiro.

A Caixa Econômica Federal ainda não respondeu aos contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário