RD25NOTÍCIAS

Total de visualizações ao site

Brasil busca recuperar “tempo perdido” em planejamento urbano

O planejamento urbano no Brasil é um desafio. Com o inchaço das capitais e metrópoles, em geral espalhadas, desconectadas e congestionadas, é um trabalho árduo proporcionar melhorias significativas de qualidade de vida para todas as camadas da população. A criação de leis e as iniciativas de alguns gestores públicos tentam, com diferentes graus de sucesso, mudar esse cenário e corrigir os problemas surgidos ao longo do tempo.



A ONU estima que 6 em cada 10 pessoas do mundo deve morar em áreas urbanas até 2030. As cidades ocupam apenas 2% do total da terra no mundo, mas consomem 60% da energia, emitem 70% dos gases e geram 70% dos resíduos sólidos existentes no planeta. Como esse processo de urbanização tende a aumentar, o bom planejamento urbano é um imperativo, visando metrópoles sustentáveis e funcionais.

No Brasil, a urbanização ocorrida a partir do século XX foi muito acelerada. Entre 1960 e 2010, a proporção de brasileiros vivendo em cidades passou de 44% para 84%. Hoje, temos a quarta maior população urbana do mundo, com mais de 190 milhões de pessoas, atrás de China, Índia e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário