REDE CAXIAS TV
RD25NOTÍCIAS

Total de visualizações de página

RIO
Operação das Forças Armadas remove 16 barricadas na Vila Kennedy

Mais de 700 pessoas foram revistadas ao longo dia, e cinco homens foram presos


Soldados removem barreira na Vila Kennedy - Antonio Marcos/Parceiro/Agência O Globo / Agência O Globo

RIO - A operação das Forças Armadas na comunidade Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, teve cinco pessoas presas, dez carros e seis motos apreendidos, além de um total de 16 barricadas retiradas pelos militares. Segundo balanço divulgado pelo Comando Militar do Leste (CML), mais de 700 pessoas e 300 veículos foram revistados. Cerca de 1400 militares participaram da operação.


O principal objetivo da operação, de acordo com o CML, foi retirar as barreiras colocadas por traficantes nos acessos à favela. Para impedr o avanço de veículos de agentes de segurança ou de facções rivais, os bandidos colocam nas ruas tonéis cheios de concreto. Para remover algumas dessas barricadas, os militares precisaram usar tratores. Os trabalhos começaram no fim da madrugada deste sábado e tiveram apoio de equipes da Secretaria de Segurança Pública.

Dentre as prisões, dois homens foram detidos pelos militares — um por desacato e outro, por desobediência. Já os outros três foram presos pela Polícia Civil, dois em flagrante por posse de drogas e um terceiro em decorrência de um mandado de prisão, cujo teor não foi informado. A ação militar terminou por volta das 17h deste sábado.

Houve um momento de tensão quando, segundo relato de um morador, traficantes da Vila Aliança atiraram do alto do morro que faz divisa com a Vila Kennedy contra os militares. Mas ninguém ficou ferido.

Nas redes sociais, moradores comentaram que número de militares foi menor - Brenno Carvalho / Agência O Globo

No perfil “A Voz da Vila Kennedy” no Facebook, moradores da comunidade ressaltaram que, desta vez, a quantidade de soldados, carros e tanques de guerra era “visivelmente bem menor” que nas últimas operações. “Notamos que desta vez os soldados não usando seus celulares particulares para fichar os moradores. Podemos observar três militares com câmeras profissionais fazendo esse trabalho. E também registrando a retirada das barricadas”, informa um morador.

Confira os números divulgados pelo CML:

- revistas em pessoas: 720

- revistas em veiculos de passeio: 330

- revistas em caminhões: 12

- revistas em motos: 275

- carros recuperados ou apreendidos: 10

- motos recuperadas ou apreendidas: 6

- obstáculos removidos em vias: 16

- munição apreendida: 12 cartuchos de 9mm

- prisões pela Policia Civil em decorrência de mandado de prisão: 2

- prisões em flagrante por crime militar: 2 (1 desacato e 1 desobediência)

Soldado diante de banca de revistas na Vila Kennedy - Brenno Carvalho / Agência O Globo
 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário