RD25NOTÍCIAS

Total de visualizações ao site

Agências bancárias fecham nesta sexta e só reabrem na terça-feira


Contas com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagas no dia 2 de janeiro sem a incidência de multa por atraso.

Conteúdo:G1/Globo

Clientes poderão pagar as contas em caixas eletrônicos usando o código de barras (Foto: Michelle Farias/G1)

Esta quinta-feira (28) é o último dia que as agências bancárias abrirão para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias. Na sexta-feira (29), último dia útil do ano, as instituições realizam apenas despachos internos.

Os bancos só voltam a atender o público no próximo dia 2 de janeiro, na terça-feira, no horário normal de expediente, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de consumo, como água, luz, telefone e TV a cabo, bem como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no dia 2 de janeiro sem a incidência de multa por atraso.

Hospital do Olho

Quinta-feira, 28 de dezembro, às 10h, a Prefeitura irá inaugurar o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, É a mais moderna unidade especializada em oftalmologia do país!  O hospital atenderá gratuitamente à toda população!  Inauguração dia 28, às 10h, na Rua Dr. Laureano, 1.135, Dr. Laureano, Duque de Caxias.

O estranho asteroide em forma de caveira que vai voltar a passar perto da Terra em 2018 Corpo celeste pode ser um cometa extinto  Por ter sido observado na época do Dia das Bruxas e ter semelhança com caveira, o corpo celeste foi chamado de Asteroide do Halloween


Corpo celeste pode ser um cometa extinto

Conteúdo:BBC Brasil

Por ter sido observado na época do Dia das Bruxas e ter semelhança com caveira, o corpo celeste foi chamado de Asteroide do HalloweenBBC BRASIL

Depois do asteroide Oumuamua, que tem um formato parecido com um charuto e que foi descoberto por cientistas em outubro, os astrônomos terão a oportunidade de estudar mais um corpo celeste enigmático que passará perto da Terra. Um pequeno asteroide que, ao girar em torno de seu eixo, mostra semelhança impressionante com uma caveira deve passar perto do nosso planeta novamente em 2018.

A última vez que o asteroide 2015 TB145 passou perto da Terra foi no fim de outubro de 2015, época em que muitos países comemoram o Dia das Bruxas. Por isso, os cientistas o apelidaram de "Asteroide do Halloween".

Na época, ele estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km - apenas 1,3 vezes a distância da Lua à Terra. A proximidade significava que o objeto estava mais iluminado. Por isso, cientistas europeus, americanos e latino-americanos apontaram seus instrumentos para o 2015 TB145.

Em algumas das imagens, o asteroide se assemelhava, em alguns ângulos, a um crânio humano por causa do seu relevo e das condições de iluminação.

O pesquisador Pablo Santos-Sanz, dos Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), também organizou campanhas de observação do asteroide para descobrir suas características.

Em novembro de 2018, o Asteroide do Halloween poderá ser observado mais uma vez. No entanto, ele passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua - o que ainda é próximo o suficiente para que seja possível estudá-lo.

Um encontro mais emocionante, segundo os pesquisadores, voltará a acontecer em 2088, quando o 2015 TB145 passará pela Terra a uma distância equivalente a 20 vezes a distância entre nosso planeta e o satélite.

Em 2015, asteroide passou a uma distância equivalente a apenas 1,3 vezes a distância da Terra à LuaBBC BRASIL

Novas descobertas

O Asteroide do Halloween tem entre 625 a 700 metros de diâmetro, segundo o estudo publicado por Pablo Santos-Sanz e sua equipe no periódico Astronomy and Astrophysics.

Eles também descobriram o período de rotação do corpo celeste, o que seria a duração do seu "dia" - entre 2,94 horas e 4,78 horas, de acordo com a observação e os cálculos deles. E determinaram seu formato, uma elipse achatada, que reflete apenas entre 5% e 6% da luz do sol que a atinge.

"Isso significa que é um asteróide muito escuro, só um pouco mais reflexivo que o carvão", disse Santos-Sanz em nota.

Atualmente, acredita-se que o Asteroide do Halloween pode ser um cometa extinto, que perdeu bastante água e outros componentes voláteis durante as voltas que deu ao redor do Sol.

Isso é semelhante ao que se considera a respeito do objeto interestelar Oumuamua, que causou surpresa por seu formato de "charuto" e também parece ser um tipo de cometa "disfarçado" de asteroide.

Em geral, asteroides e cometas são diferenciados por sua composição (os primeiros são mais rochosos e metálicos, e os últimos têm uma proporção maior de gelo e rochas) e pelo tipo de órbita ao redor do Sol. Mas nem sempre é fácil diferenciá-los com as observações que a distância permite fazer.

Agora, os pesquisadores aguardam que novembro de 2018 traga mais novidades sobre a natureza destes objetos.

"Apesar de essa passagem próxima não ser tão favorável, conseguiremos como obter novos dados que podem aumentar nosso conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta", disse Pablo Santos-Cruz.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados

Em rede social, dançarina insinua que reatou casamento com o cantor e pede para não ser julgada. Naldo foi preso no início do mês, acusado de agredir a mulher.

Mulher Moranguinho se pronuncia pela primeira vez desde a prisão de Naldo Benny

CONTEÚDO:G1/GLOBO


Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, resolveu dar nova chance a Naldo, a quem acusou de agressão (Foto: Celso Tavares/G1)

A mulher do cantor Naldo Benny, Ellen Cardoso, usou sua conta em uma rede social para se manifestar sobre a agressão de que foi vítima e deu a entender que retomou o relacionamento com o artista, com quem tem a filha Maria Vitória, de 2 anos.

"Eu queria de volta o Ronaldo! O Ronaldo que eu conheci! Sem dinheiro, sem sucesso, sem carros importados, sem roupas de grifes caras (...) Eu queria voltar no tempo, eu queria mudar as coisas, eu queria o menino que o mundo levou, que o trabalho e tudo que ele pode oferecer tirou de mim... E como a mãe que acorrentou o filho eu resolvi trazer esse menino de volta! De volta pro recomeço...um recomeço difícil e doloroso, mais [sic] que eu tenho fé que será uma grande cura!"

No texto, publicado no último sábado (23), Mulher Moranguinho - como Ellen ficou conhecida em seu trabalho como dançarina - pede que as pessoas não a julguem, diz que Naldo, "em seu estado normal", é um marido exemplar e critica alguns comentários sobre o caso que viu em redes sociais, nos quais, segundo ela, foi ofendida por não apagar as fotos do casal de seu perfil, e julgada pela hipótese de aceitar reatar o relacionamento.

"Respeitem o nosso momento está sendo muito difícil para todos nós, não julguem sem nos conhecer, por trás de tudo isso existem pessoas igual a você, uma família que sofre, uma filha que chama pelo pai, cheia de saudade... Um homem cheio de amor desesperado para reparar seus erros e uma mulher com o coração muito ferido, mais [sic] que precisa ser forte pra recomeçar", encerra.

Naldo acabou preso, no dia 6, depois que Ellen o denunciou à polícia, afirmando ter levado socos, chutes e puxões de cabelo do marido. Na ocasião, policiais encontraram uma arma sem registro na casa do cantor, que foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e liberado após pagar fiança.

No mesmo dia, a Justiça fixou medidas protetivas para Ellen, entre as quais uma ordem para que Naldo deixasse a casa onde ambos viviam, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Ele também não poderia ficar a menos de 100 metros da mulher e de parentes dela e foi proibido até de manter contato com as mesmas pessoas.

O episódio de violência doméstica custou a Naldo o cancelamento de seu show no réveillon de Copacabana este ano - a Prefeitura do Rio tomou a decisão de dispensar o cantor no dia seguinte ao da prisão. Por fim, Naldo divulgou um vídeo no qual dizia estar arrependido da agressão e que buscava ajuda profissional, além de pedir perdão à mulher.