ao vivo rede caxias tv

Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Rio de Janeiro

Vigilância Sanitária inicia campanha de castração gratuita de cães e gatos no município

Procedimento é feito no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão

CONTEÚDO:O GLOBO


Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman realizará procedimentos de agendamento e castração de cães e gatos - Reprodução / Facebook

RIO - A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) da Prefeitura do Rio iniciou, nesta segunda-feira, a nova temporada de agendamento de castração de cães e gatos no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão. O procedimento pode ser agendado de segunda a a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. A consulta pré-cirúrgica, o agendamento e a castração são serviços gratuitos e oferecidos a cães e gatos de moradores do município do Rio de Janeiro. Para a cirurgia, o animal deverá ter, pelo menos, cinco meses de idade e estar em bom estado de saúde.

Ao todo, são distribuídas 30 senhas por dia, e os interessados devem apresentar uma conta de água, luz ou telefone de domicílio no município do Rio, em nome do responsável do animal, pais ou cônjuge, expedida no prazo máximo de 90 dias. Para que o procedimento seja agendado, o animal será previamente encaminhado para consulta e avaliação de risco cirúrgico.

A castração é uma cirurgia importante para o controle populacional de cães e gatos e da proliferação de zoonoses, que são doenças transmitidas pelos animais. Atualmente, no município do Rio de Janeiro, a população canina e felina é de quase 670 mil, segundo números do Programa de Profilaxia da Raiva do Ministério da Saúde.

A castração dos animais reduz a possibilidade de tumor de mama nas fêmeas, além de diminuir as chances de tumores de ovário e de útero, infecções uterinas, doenças prostáticas, estresse de cio, fugas, atropelamentos, ninhadas indesejáveis e de os animais contraírem doenças que podem ser fatais tanto para eles, quanto para os humanos.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram castrados 646 gatos e 709 cães no Instituto Jorge Vaitsman, totalizando 1.335 castrações. No ano passado, foram 2.596 castrações ao todo, sendo 1.050 em felinos e 1.546 em caninos.

Os procedimentos são feitos das 8h às 17h, no endereço da unidade, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MORRE WALDYR SANT´ANNA, ATOR DE NOVELAS E O PRIMEIRO DUBLADOR DE HOMER SIMPSON Artista tinha 81 anos e morreu na manhã deste sábad...

DESTAQUES